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Natura registra prejuízo de R$ 439 milhões no 4T24

Receita líquida cresceu 16,1% em moeda constante, enquanto investimentos adicionais impactaram rentabilidade

por Redação — Visno Invest
publicado em: 14/03/2025 00:00 — atualizado em: .
Receita líquida cresceu 16,1% em moeda constante, enquanto investimentos adicionais impactaram rentabilidade

A Natura (NTCO3) divulgou nesta quinta-feira, 13 de março de 2025, o resultado financeiro do quarto trimestre de 2024, reportando prejuízo líquido de R$ 439 milhões, uma redução de 83,5% comparado ao prejuízo de R$ 2,7 bilhões no mesmo período de 2023.

A receita líquida consolidada atingiu R$ 7,7 bilhões, representando um aumento de 16,1% em moeda constante (+11,4% excluindo Argentina) e de 63,1% em reais na comparação anual. O desempenho foi impulsionado pelo crescimento de 21,1% da marca Natura no Brasil e pelo resultado de duplo dígito nos mercados hispânicos, excluindo Argentina.

O EBITDA recorrente somou R$ 703 milhões, com margem de 9,1%, uma redução de 70 pontos-base em relação ao mesmo período do ano anterior. A margem EBITDA recorrente da América Latina foi de 9,6%, queda de 200 pontos-base, impactada por investimentos em sistemas contabilizados como despesas operacionais (-160 pontos-base) e royalties (-50 pontos-base).

"Receitas impulsionadas pelo desempenho da marca Natura, que acelerou ao longo do ano; em 2024 melhora de 40 bps da margem EBITDA recorrente da Latam, mesmo com os 100 bps em investimentos contabilizados como Opex e 20 bps de Royalties", destacou a empresa no relatório de resultados.

As despesas corporativas apresentaram redução de 36% na comparação anual, refletindo os esforços para simplificar a estrutura da holding. A dívida líquida da companhia, excluindo leasing, somou R$ 2,4 bilhões ao final do trimestre, uma redução em relação aos R$ 3,7 bilhões registrados no terceiro trimestre de 2024.

Os canais de distribuição da marca Natura mostraram evolução, com as vendas digitais crescendo 19,7% no trimestre e representando 9% das vendas totais. O varejo já representa 7% das vendas, com a rede atingindo 145 lojas próprias e 863 franqueadas ao final do período.

Fábio Barbosa, CEO do Grupo Natura&Co, comentou sobre o processo de simplificação da empresa: "2024 marcou mais um importante ano de evolução e entregas em direção à simplificação do Grupo anunciada em 2022. Após iniciativas relevantes como a venda da Aesop e da TBS, o processo de desalavancagem e o início da integração das marcas Natura e Avon na América Latina."

Para 2025, a companhia afirmou que continuará progredindo na melhora das margens e do fluxo de caixa livre na América Latina, enquanto investe em projetos estratégicos para impulsionar o crescimento sustentável da receita. A empresa também informou que segue avaliando alternativas estratégicas para a Avon International, após o período de negociações exclusivas com a IG4 para a potencial venda das operações da Avon fora da América Latina.

NTCO3: cotação e indicadores
Natura

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Tags: Natura | NTCO3