Magazine Luiza (MGLU3) registra lucro de R$139 milhões no 4T24
Varejista aumenta rentabilidade com EBITDA ajustado de R$846 milhões e margem de 7,8% no trimestre

A Magazine Luiza (MGLU3) divulgou nesta quinta-feira, 13 de março de 2025, seus resultados financeiros referentes ao quarto trimestre de 2024, registrando lucro líquido recorrente de R$139 milhões, crescimento de 37% em relação ao mesmo período do ano anterior. O EBITDA ajustado atingiu R$846 milhões, com margem de 7,8%, representando aumento de 0,6 ponto percentual em comparação com o 4T23.
As vendas totais da varejista somaram R$18 bilhões no trimestre, crescimento de 3% na comparação anual. No acumulado de 2024, as vendas totais alcançaram R$65 bilhões, avanço de 4% em relação a 2023. O e-commerce manteve protagonismo, representando 70% das vendas totais da companhia.
As lojas físicas apresentaram desempenho expressivo, com vendas de R$6 bilhões no trimestre, crescimento de 6% frente ao 4T23. No critério mesmas lojas, o aumento foi ainda maior, atingindo 8%, com expansão de participação de mercado no varejo físico. Em 2024, as vendas nas lojas físicas somaram R$19 bilhões, alta de 10% em relação ao ano anterior.
O marketplace do Magalu registrou mais de R$5 bilhões em vendas no trimestre, representando 40% das operações online. O serviço de Fulfillment Magalu alcançou 24% dos pedidos do marketplace, dobrando em relação a 2023, o que contribuiu para redução de custos logísticos e melhoria nas entregas. Este desempenho reforça a estratégia da empresa, que recentemente contratou novo diretor executivo para o marketplace.
A empresa destacou a forte geração de caixa operacional, que atingiu R$2,1 bilhões no 4T24, valor 36% superior ao registrado no mesmo período de 2023. No ano, a geração de caixa operacional somou R$3,1 bilhões, com conversão de 100% do EBITDA em caixa.
A estrutura financeira da companhia foi fortalecida em 2024, com redução da dívida bruta em quase R$3 bilhões. O Magalu encerrou dezembro com posição de caixa total de R$7,9 bilhões e caixa líquido de R$3,3 bilhões, aumento de R$1,6 bilhão nos últimos 12 meses. A empresa também ampliou sua atuação no setor financeiro após obter licença para operar a MagaluPay.
As despesas financeiras caíram 25% em 2024, passando a representar 4,0% da receita líquida, queda de 1,6 ponto percentual em relação a 2023. As despesas financeiras sobre o EBITDA diminuíram de 97% para 52% no período, refletindo melhora na estrutura de capital.
No comunicado aos investidores, a direção da Magazine Luiza apontou que 2025 marcará o fim do atual ciclo estratégico iniciado em 2021, com foco na consolidação do ecossistema de negócios. A empresa anunciou o início de um novo ciclo baseado em inteligência artificial, chamado de AI-commerce, com reestruturação da liderança executiva para impulsionar a estratégia.
A teleconferência de resultados está agendada para 14 de março de 2025, às 9h (horário de Brasília).
MGLU3: cotação e indicadoresMagazine Luiza
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