Grupo Mateus (GMAT3) registra lucro líquido de R$ 388 milhões no 4T24
Varejista alcança margem EBITDA de 8,4% e gera R$ 500 milhões em caixa no trimestre

O Grupo Mateus (GMAT3) divulgou nesta segunda-feira seus resultados do quarto trimestre de 2024, reportando lucro líquido de R$ 388 milhões, com crescimento de 16,9% na comparação anual quando excluídos os efeitos extraordinários do 4T23.
A receita líquida da companhia aumentou 15,7% no período, totalizando R$ 8,7 bilhões, impulsionada pelo crescimento de 5,9% nas vendas mesmas lojas (SSS) e pela abertura de 15 novas unidades nos últimos 12 meses.
O EBITDA pós-IFRS 16 atingiu R$ 730,3 milhões no trimestre, representando um avanço de 30,1% em relação ao mesmo período de 2023, com margem de 8,4%, expansão de 0,9 ponto percentual. No acumulado do ano, o EBITDA excluindo efeitos extraordinários somou R$ 2,5 bilhões, com margem de 7,8%.
Desempenho por segmento
O segmento de atacarejo manteve-se como principal motor de crescimento, com receita bruta de R$ 5,6 bilhões no trimestre (+18,3%), representando 56,7% do faturamento total. O atacado B2B também apresentou forte expansão, com alta de 20,7% nas vendas. Vale destacar que a empresa recentemente recebeu aprovação do CADE para combinação estratégica com o Novo Atacarejo, o que deve fortalecer ainda mais sua presença no setor.
A Regional Nordeste continuou sua trajetória de melhoria operacional, com a margem EBITDA atingindo 6,7% em 2024, ante 5,5% registrado em 2023. A companhia encerrou o período com 49 lojas na região, sendo 45 atacarejos e 4 varejos.
Estrutura financeira
A empresa reportou geração de caixa de R$ 499,9 milhões no trimestre e encerrou 2024 com dívida líquida de R$ 609,6 milhões, resultando em um indicador de alavancagem (Dívida Líquida/EBITDA) de 0,29x. Como parte de sua gestão de capital, a empresa concluiu recentemente seu programa de recompra de ações, destinado a programas de remuneração de longo prazo.
No plano de expansão, o Grupo Mateus inaugurou 4 lojas no último trimestre, sendo 2 atacarejos e 2 varejos. No acumulado do ano, foram 16 novas unidades, consolidando sua presença com 272 lojas em operação.
GMAT3: cotação e indicadoresGrupo Mateus
Leia também
Mais Lidas da Semana
1