Capital Research reduz participação acionária na JBS abaixo de 5%
Gestora internacional passa a deter 4,96% das ações ordinárias da companhia, conforme comunicado enviado à CVM

A JBS (JBSS3) divulgou nesta quinta-feira, 17 de abril de 2025, comunicado ao mercado informando que a Capital Research Global Investors (CRGI) reduziu sua participação acionária na companhia, passando a deter menos de 5% do capital social.
De acordo com o documento enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a gestora internacional, que anteriormente administrava 111.700.443 ações ordinárias, correspondentes a 5,04% do total, agora detém 109.978.015 ações, o equivalente a 4,96% das ações emitidas pela companhia.
A CRGI declarou no comunicado que se trata de um investimento minoritário que não altera a composição do controle ou a estrutura administrativa da JBS. A gestora também informou que não possui uma quantidade específica de ações visada na empresa.
Adicionalmente, a Capital Research Global Investors afirmou não possuir outros valores mobiliários e instrumentos financeiros derivativos referenciados em ações da JBS, nem qualquer acordo regulando o exercício do direito de voto ou compra e venda de valores mobiliários da companhia.
O comunicado, assinado por Guilherme Perboyre Cavalcanti, CFO Global e Diretor de Relações com Investidores da JBS, destaca que a via original da correspondência recebida da CRGI encontra-se arquivada na sede da empresa. O mesmo executivo foi responsável por anunciar recentemente tanto a aquisição de parte da Mantiqueira Alimentos quanto o encerramento da divulgação de guidance financeiro pela companhia.
Movimentações de participações acionárias acima ou abaixo de 5% em companhias abertas são eventos de comunicação obrigatória ao mercado, conforme determina o artigo 12 da Resolução da CVM nº 44/21.
A redução da participação da CRGI ocorre após a JBS ter registrado lucro líquido de R$9,6 bilhões em 2024, revertendo o prejuízo do ano anterior e demonstrando forte desempenho operacional em suas diversas unidades de negócio.
Leia também
Mais Lidas da Semana
1