Logo do VisnoInvest

Eneva (ENEV3) amplia capacidade de GNL em 50% com novo investimento

Conselho aprova terceiro trem para planta de liquefação no Maranhão, elevando capacidade para 900 mil m³/dia

por Redação — Visno Invest
publicado em: 20/03/2025 20:41 — atualizado em: .
Conselho aprova terceiro trem para planta de liquefação no Maranhão, elevando capacidade para 900 mil m³/dia

A Eneva (ENEV3) anunciou nesta quinta-feira, 20 de março de 2025, a aprovação pelo Conselho de Administração do investimento no terceiro trem da planta de liquefação de gás natural do Complexo Parnaíba, localizada no município de Santo Antônio dos Lopes, no Maranhão.

Com esta expansão, a capacidade de produção da planta aumentará de 600 mil m³/dia para 900 mil m³/dia, representando um incremento de 50%. Atualmente, 100% da capacidade já está comprometida em contratos com cláusulas de take or pay, que preveem um aumento gradual do volume produzido até o quarto trimestre de 2026.

A decisão marca um passo importante na estratégia de comercialização de gás natural e GNL fora da malha (off-grid), modelo de negócio inaugurado pela companhia entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025, quando a planta iniciou operação comercial.

De acordo com o comunicado divulgado pela empresa, um diferencial importante desse modelo é a modularidade, que permite a construção de novas unidades de liquefação conforme a companhia avança no desenvolvimento deste mercado.

"A expansão possibilitará à Companhia adicionar fontes de receita à medida em que sejam celebrados novos contratos comerciais", informou a Eneva no documento enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

A empresa também destacou o aspecto ambiental da iniciativa, ressaltando que o modelo permite levar GNL para localidades atualmente abastecidas por combustíveis mais poluentes, contribuindo para a redução das emissões no país.

Este anúncio vem após recentes desenvolvimentos da companhia, que iniciou operação comercial da UTE Parnaíba VI no início de março com potência de 87 MW, e após passar por uma reorganização societária de fundos acionistas que resultou em uma participação combinada de aproximadamente 14,06% do capital social.

ENEV3: cotação e indicadores
Eneva

Preço
R$ 11,92
Dividend Yield
0,00 %
P/L
547,98
P/VPA
1,22

Tags: Eneva | ENEV3