Eneva (ENEV3): fundos passam a deter 14,06% do capital social
Após reorganização societária, Eneva FIA e Monterey FIA somam participação de 271,7 milhões de ações

A Eneva (ENEV3) informou ao mercado nesta sexta-feira, 7 de março de 2025, que recebeu comunicação da BW Gestão de Investimentos Ltda. (BWGI) sobre uma reorganização societária envolvendo fundos com participação relevante na companhia.
De acordo com o documento, o Eneva Fundo de Investimento Financeiro em Ações Responsabilidade Limitada (Eneva FIA) concluiu reorganização aprovada por seus cotistas em 26 de fevereiro de 2025, que incluiu a substituição do gestor anterior pela BWGI.
A reorganização também envolveu cisão parcial do Eneva FIA, com transferência de parte do patrimônio, incluindo ações ordinárias da Eneva, para outros fundos geridos por terceiros.
Após a conclusão do processo, a participação combinada do Eneva FIA e do Monterey Fundo de Investimento Financeiro em Ações Responsabilidade Limitada (Monterey FIA) na companhia passou a ser de 271.758.564 ações ordinárias, o que representa aproximadamente 14,06% do capital social total.
A BWGI ressaltou que a transferência de ações decorreu exclusivamente da reorganização societária e não há qualquer pretensão de alterar a composição do controle acionário da Eneva ou sua estrutura administrativa. Esta informação é relevante considerando que a empresa tem mantido um ritmo acelerado de expansão operacional, tendo recentemente iniciado operações da turbina Parnaíba VI no Maranhão.
O comunicado também destaca que os fundos não possuem outros valores mobiliários ou instrumentos financeiros derivativos referenciados em ações da companhia e que as ações detidas não estão vinculadas a acordo de acionistas.
A comunicação foi assinada por Marcelo Habibe, Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Eneva, em cumprimento ao disposto no artigo 12 da Resolução da Comissão de Valores Mobiliários nº 44, de 2021.
Vale lembrar que a Eneva tem fortalecido sua presença no setor energético brasileiro, tendo no mês passado completado a capacidade total de sua planta de GNL no Complexo Parnaíba, consolidando seu modelo de negócios na comercialização de gás natural.
ENEV3: cotação e indicadoresEneva
Leia também
Mais Lidas da Semana
1