Grupo SBF reporta lucro de R$ 417,5 milhões em 2024, alta de 83,3%
Dona da Centauro e operadora da Nike no Brasil alcançou receita recorde de R$ 9 bilhões e reduziu sua dívida líquida em 59%

O Grupo SBF (SBFG3), dono da rede Centauro e operador das lojas Nike no Brasil, divulgou nesta segunda-feira (17) seus resultados financeiros de 2024, reportando um lucro líquido ajustado (ex-IFRS) de R$ 417,5 milhões, valor 83,3% superior ao registrado em 2023.
A empresa alcançou receita bruta recorde de R$ 9,0 bilhões no ano passado, representando um crescimento anual composto (CAGR) de 23,0% desde 2019. O EBITDA ajustado (ex-IFRS) atingiu R$ 772,4 milhões, alta de 27,3% em comparação com 2023, enquanto a margem EBITDA aumentou 2,1 pontos percentuais, chegando a 10,8%.
A Centauro, principal operação do grupo, registrou seu melhor desempenho histórico, com faturamento recorde de R$ 4,5 bilhões, crescimento de 4,4% em relação a 2023, e margem bruta de 50,0%, a maior já alcançada em um período de um ano pela rede.
"O ano de 2024 foi marcado por entregas consistentes e objetivos alcançados com êxito", afirmou a administração do Grupo SBF no comunicado. "Ultrapassamos as metas desenhadas em nosso planejamento estratégico e expandimos nosso lucro líquido ajustado."
A Fisia, unidade responsável pela operação da Nike no Brasil, apresentou receita bruta de R$ 5,1 bilhões, leve crescimento de 0,4% em comparação a 2023, com expansão de 5,6% no lucro bruto e margem bruta de 43,7%, representando aumento de 2,1 pontos percentuais.
A empresa destacou a significativa redução de seu endividamento. A dívida líquida caiu 59,0%, passando de R$ 721,6 milhões em 2023 para R$ 295,7 milhões em 2024. Consequentemente, a alavancagem (relação entre dívida líquida e EBITDA) recuou de 3,13x no segundo trimestre de 2023 para 0,38x em dezembro de 2024.
No quarto trimestre de 2024, o Grupo SBF reportou lucro líquido ajustado (ex-IFRS) de R$ 170,4 milhões, crescimento de 20,6% em comparação ao mesmo período de 2023, com margem líquida de 7,8%, expansão de 1,2 ponto percentual.
A companhia informou também que realizou avanços em sua estratégia omnichannel, com a implementação do projeto "Troca Tudo" na Centauro, que se tornou 100% omnichannel, permitindo a troca de todos os produtos comprados no e-commerce em lojas físicas.
Para 2025, o Grupo SBF planeja realizar mais avanços na integração entre suas unidades de negócio. "Seguimos focados na execução estratégica e na criação de valor para nossos stakeholders, consolidando nossa liderança no mercado esportivo", concluiu a administração.
O desempenho financeiro positivo da empresa tem atraído a atenção de grandes investidores institucionais. Recentemente, a BlackRock adquiriu participação relevante no Grupo SBF, atingindo aproximadamente 8% do capital da varejista de artigos esportivos.
SBFG3: cotação e indicadoresGrupo SBF
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