Grupo GPS (GGPS3) aprova programa de recompra de ações
Iniciativa visa adquirir até 10 milhões de ações, equivalente a 1,5% do capital social da companhia

O Grupo GPS (GGPS3) anunciou nesta quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025, que seu Conselho de Administração aprovou um programa de recompra de ações ordinárias. A informação foi divulgada por meio de Fato Relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
De acordo com o comunicado, o programa abrangerá a aquisição de até 10 milhões de ações, o que corresponde a aproximadamente 1,5% do capital social da companhia. Atualmente, a empresa não possui valores mobiliários mantidos em tesouraria.
O principal objetivo da iniciativa, segundo a empresa, é "maximizar a geração de valor para os acionistas por meio de uma gestão eficiente da estrutura de capital". As ações adquiridas poderão ser mantidas em tesouraria para posterior alienação ou cancelamento.
O Grupo GPS também informou que as ações recompradas poderão ser utilizadas para cumprir obrigações decorrentes dos programas relacionados ao Plano de Opções de Compra de Ações da Companhia, aprovado em Assembleia Geral Extraordinária realizada em 14 de abril de 2022.
As operações serão realizadas na B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão, a preço de mercado, por intermédio da Itaú Corretora de Valores S.A. O prazo máximo para realização das aquisições é de 18 meses, com início em 28 de fevereiro de 2025 e encerramento em 28 de agosto de 2026.
Em nota, a administração da companhia destacou que a execução do programa não afetará a capacidade de pagamento da empresa com relação às obrigações assumidas com seus credores, tampouco o pagamento de dividendos mínimos obrigatórios. "A Companhia possui uma posição de liquidez com um controlado nível de alavancagem, que suporta a execução do Programa de Recompra", afirmou. Esta solidez financeira se mantém mesmo após a recente aquisição da RHMED, empresa especializada em serviços de saúde ocupacional, anunciada na semana passada.
De acordo com o documento, o Grupo GPS possuía, em 31 de dezembro de 2024, um saldo de reservas de lucros de R$ 1,373 bilhão, desconsiderando-se o saldo da reserva legal, que poderá ser utilizado para suportar as operações do programa.
GGPS3: cotação e indicadoresGrupo GPS
Leia também
Mais Lidas da Semana
1