Ambev (ABEV3) registra lucro de R$ 14,87 bilhões em 2024
Companhia apresenta crescimento de 11,4% no EBITDA Ajustado e expansão de margens pelo segundo ano consecutivo

A Ambev (ABEV3) divulgou nesta quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025, seus resultados financeiros do quarto trimestre e do ano de 2024, registrando um lucro ajustado de R$ 14,87 bilhões no período, o que representa uma queda de 2,3% em comparação com os R$ 15,22 bilhões obtidos em 2023.
Apesar da redução no lucro, a cervejaria reportou crescimento de 11,4% no EBITDA Ajustado (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização), que atingiu R$ 29,02 bilhões, com expansão da margem EBITDA Ajustado em 200 pontos base, alcançando 32,5% em 2024.
A receita líquida da companhia aumentou 4,6% em base orgânica, totalizando R$ 89,45 bilhões, impulsionada pelo crescimento da receita líquida por hectolitro de 5,6%. Os volumes totais caíram 0,9%, principalmente devido ao desempenho negativo na Argentina (-10,0%) e no Canadá (-3,1%), parcialmente compensados pelos resultados positivos no Brasil (+1,5%) e na América Central e Caribe (+1,9%).
"Em 2024, comemoramos nosso 25º aniversário entregando momentum contínuo da receita líquida, progresso em nossas iniciativas digitais, crescimento de dois dígitos do EBITDA Ajustado e expansão das margens pelo segundo ano consecutivo", destacou Carlos Lisboa, CEO da Ambev, no comunicado.
No quarto trimestre, a companhia registrou lucro ajustado de R$ 5,01 bilhões, aumento de 7,5% em relação ao mesmo período de 2023. O EBITDA Ajustado cresceu 9,7%, com expansão da margem bruta em 170 pontos base para 53,7% e da margem EBITDA Ajustado em 180 pontos base para 35,6%.
A cervejaria também anunciou retorno significativo aos acionistas. O Conselho de Administração aprovou, em 2024, programa de recompra de ações de aproximadamente R$ 2 bilhões e payout de cerca de R$ 10,5 bilhões. Adicionalmente, em 25 de fevereiro de 2025, foi aprovada a distribuição de dividendos intermediários de aproximadamente R$ 2 bilhões, a serem pagos em abril.
A plataforma digital B2B da empresa, BEES, encerrou 2024 presente em oito dos dez principais mercados da companhia, com 1,3 milhão de compradores ativos mensais e mais de 88% da receita bruta transacionada pela plataforma. O Zé Delivery, serviço de entrega direta ao consumidor no Brasil, atingiu 9 milhões de compradores, que fizeram mais de 66 milhões de pedidos, aumento de 10% em comparação com 2023.
Para 2025, a Ambev espera enfrentar maior pressão de custos, com taxa média de hedge de BRL/USD 10,3% superior e pressão nos preços de alumínio. A companhia projeta que o custo dos produtos vendidos por hectolitro em Cerveja Brasil deverá crescer entre 5,5% e 8,5%, mas afirma que continuará buscando oportunidades de eficiência para sustentar sua ambição de expandir margens consolidadas.
ABEV3: cotação e indicadoresAmbev
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