Hidrovias do Brasil (HBSA3) registra prejuízo de R$622 milhões em 2024
Resultado foi impactado por severas restrições operacionais devido à crise hídrica e efeitos cambiais

A Hidrovias do Brasil (HBSA3) divulgou nesta segunda-feira (24) seus resultados do quarto trimestre e ano completo de 2024, reportando prejuízo líquido de R$622 milhões no ano, revertendo lucro de R$18 milhões registrado em 2023.
A receita operacional líquida atingiu R$1,749 bilhão em 2024, queda de 9% em relação ao ano anterior, enquanto o EBITDA ajustado somou R$608 milhões, redução de 22% na comparação anual, com margem de 35%.
O volume total transportado alcançou 15,9 milhões de toneladas em 2024, representando redução de 13% em relação a 2023, impactado principalmente por restrições de calado nos corredores Norte e Sul devido à severa crise hídrica.
A alavancagem da companhia, medida pela relação dívida líquida/EBITDA, atingiu 6,6x ao final de 2024, aumento significativo frente aos 4,2x registrados em 2023. A dívida líquida totalizou R$3,751 bilhões, 17% superior ao ano anterior.
Principais destaques operacionais
O Corredor Sul foi o mais afetado, com queda de 33% no volume transportado, enquanto o Corredor Norte registrou redução de 11%. Por outro lado, a Navegação Costeira e as operações em Santos apresentaram crescimento de 5% e 18%, respectivamente.
A empresa recebeu no quarto trimestre um aporte de R$500 milhões da Ultrapar Logística, como adiantamento para futuro aumento de capital (AFAC), marcando o início de um novo ciclo estratégico com a entrada deste acionista de referência. Vale destacar que a companhia tem passado por mudanças em sua estrutura acionária, incluindo a participação significativa da Alaska Investimentos com 20,12% das ações.
Para 2025, a companhia projeta tendência de redução na alavancagem, impulsionada pela recuperação esperada do EBITDA e possível aumento de capital. Em janeiro de 2025, a empresa já realizou sua 3ª emissão de debêntures no valor de R$400 milhões.
HBSA3: cotação e indicadoresHidrovias do Brasil
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