Neoenergia (NEOE3) vende usina hidrelétrica por R$ 1,43 bilhão
Empresa firma acordo para vender participação na Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu para EDF e STOA

A Neoenergia (NEOE3) anunciou nesta segunda-feira (5) a assinatura de um contrato para a venda de sua participação na Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu, localizada no Paraná, para a EDF Brasil Holding S.A. e STOA S.A., em uma transação avaliada em R$ 1,43 bilhão.
O acordo prevê a alienação da totalidade das ações da Geração Céu Azul S.A. (GCA), que detém 70% do Consórcio Empreendedor Baixo Iguaçu (CEBI). A usina possui capacidade instalada de 350 MW e garantia física de 172 MWm, sendo 245 MW e 120 MWm correspondentes à participação de 70%.
O valor da transação está sujeito a ajustes usuais, incluindo correção pela variação do CDI desde 30 de junho de 2024 até a data de fechamento do negócio. A conclusão da operação depende de aprovações regulatórias, incluindo CADE e Aneel, além dos agentes financiadores.
A Copel Geração e Transmissão S.A., atual detentora da participação remanescente no CEBI, possui direito de preferência na aquisição, que poderá ser exercido após as aprovações necessárias.
Segundo a companhia, a operação faz parte de sua estratégia de rotação de ativos, com foco em otimização de portfólio e geração de valor, seguindo a disciplina de capital e simplificação de sua estrutura.
NEOE3: cotação e indicadoresNeoenergia
Leia também
Mais Lidas da Semana
1