AMOB3: Automob Participações conclui incorporação e emite 649 milhões de ações
Taesa recebe liberação parcial de reforço em Novatrans com RAP de R$ 9,9 mi
A Taesa (TAEE3, TAEE4, TAEE11) anunciou que recebeu do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) o Termo de Liberação para parte das instalações de Colinas, referente ao reforço autorizado pela REA n°12.823/2022 no empreendimento Novatrans Transmissora de Energia S.A.
Com a liberação parcial, a Novatrans passa a receber uma Receita Anual Permitida (RAP) adicional de R$ 9,9 milhões, referente ao ciclo 2024-2025, valor que corresponde a 35% da RAP total prevista para o reforço quando estiver completamente operacional. A receita será retroativa a 17 de novembro de 2024.
A entrega parcial do reforço foi realizada com aproximadamente 6 meses de antecipação em relação ao prazo limite estabelecido pela ANEEL, que era maio de 2025. A RAP adicional estará sujeita a reajuste após a primeira Revisão Tarifária Periódica, prevista para o quinto ano de operação.
Sobre a Novatrans
A concessão Novatrans, em operação desde junho de 2003, integra o sistema de transmissão que interliga as regiões Norte e Sudeste do país. O ativo possui aproximadamente 1.278 km de linhas de transmissão de 500kV e 6 subestações, atravessando os estados do Maranhão, Tocantins, Goiás e o Distrito Federal.
A Novatrans representa a concessão com maior extensão de linhas de transmissão da Taesa, mantendo conexões estratégicas com outras concessões do grupo: TSN, ATE II e ATE III.
Mais Lidas da Semana
1