Logo do VisnoInvest

Petrobras inicia contratação de FPSOs para projeto em Sergipe

A Petrobras (PETR3, PETR4) anunciou o início do processo de contratação para a construção de até duas unidades de produção tipo FPSO destinadas ao projeto Sergipe Águas Profundas (SEAP), na Bacia de Sergipe-Alagoas.

A contratação seguirá o modelo Build, Operate and Transfer (BOT), onde a empresa contratada será responsável pelo projeto, construção, montagem e operação inicial dos ativos, com posterior transferência das operações para a Petrobras.

O processo prevê a licitação de uma unidade firme para o SEAP 2 e uma opção de compra para um segundo FPSO similar, destinado ao SEAP 1. A plataforma firme tem previsão de início de operação em 2030.

As unidades terão capacidade de processamento de 120 mil barris de petróleo por dia e até 12 milhões de metros cúbicos diários de gás, que será especificado e exportado diretamente para venda, sem necessidade de processamento adicional em terra.

Estratégia de Contratação

A escolha do modelo BOT faz parte da estratégia da Petrobras de buscar novas formas de contratação de FPSOs, visando garantir financiabilidade para os projetos de óleo e gás e acelerar o início da produção.

Detalhes do Projeto

O SEAP 1 engloba os campos de Agulhinha, Agulhinha Oeste, Cavala e Palombeta, localizados nas concessões BM-SEAL-10 e BM-SEAL-11, com participações da Petrobras (100% e 60%, respectivamente) e IBV Brasil Petróleo (40%).

Já o SEAP 2 compreende os campos de Budião, Budião Noroeste e Budião Sudeste, situados nas concessões BM-SEAL-4 (75% Petrobras, 25% ONGC), BM-SEAL-4A e BM-SEAL-10 (ambas 100% Petrobras).

Tags: Petrobras | PETR3 | PETR4

Por: Visno Invest. Publicado em: 29/11/2024 23:29. Atualizado em: .

Disclaimer: Todas as informações aqui apresentadas foram obtidas diretamente da B3, CVM e do RI das respectivas empresas. Em nenhum momento é feita qualquer recomendação de compra ou venda de ativos.

Qualquer problema, dúvida ou sugestão, entre em contato conosco através do email contato@visnoinvest.com.br.

2023 - 2024 — Visno Invest