BNDESPAR reduz participação acionária na JBS (JBSS3) para 18,18%
Banco vendeu ações da companhia entre abril e maio de 2025, mas afirma que negócios não visam alteração de controle

A JBS (JBSS3) informou ao mercado, na terça-feira, 20 de maio de 2025, que o BNDES Participações S.A. (BNDESPAR) reduziu sua participação acionária na companhia para 18,18% do total de ações ordinárias.
De acordo com o comunicado divulgado pela empresa de alimentos, o braço de investimentos do BNDES realizou a alienação de ações ordinárias de emissão da JBS entre os dias 23 de abril e 20 de maio de 2025. A redução ocorre em um contexto de recentes movimentações acionárias na companhia, que há pouco mais de um mês também viu a Capital Research reduzir sua participação para menos de 5% do capital social.
A JBS ressaltou que a BNDESPAR declarou que os negócios realizados não têm como objetivo a alteração do controle acionário ou da estrutura administrativa da companhia. A movimentação acontece enquanto a empresa avança em seu processo de dupla listagem na B3 e NYSE, com votação prevista para assembleia de acionistas.
O comunicado foi emitido em conformidade com o artigo 12 da Resolução da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) n° 44/21, que determina a divulgação de informações sobre negociações relevantes por parte dos acionistas.
O documento não informou o percentual anterior de participação do BNDESPAR na JBS nem o volume financeiro envolvido nas operações. A companhia apenas comunicou que a via original da correspondência recebida da BNDESPAR encontra-se arquivada em sua sede.
Vale lembrar que a JBS vem apresentando resultados positivos, tendo registrado lucro líquido de R$2,9 bilhões no primeiro trimestre de 2025, um aumento de 77,6% em comparação ao mesmo período do ano anterior, demonstrando a força de sua plataforma global diversificada.
Leia também
Mais Lidas da Semana
1