Positivo (POSI3) aprova programa de recompra de 4,8 milhões de ações
Novo plano autoriza aquisição de até 6,75% das ações em circulação da empresa de tecnologia

A Positivo Tecnologia (POSI3) anunciou nesta terça-feira, 29 de abril de 2025, que seu Conselho de Administração aprovou por unanimidade a criação de um novo programa de recompra de ações. O chamado "Programa 2025/2026" permitirá à companhia adquirir até 4,84 milhões de ações ordinárias de sua própria emissão.
O volume representa 3,41% do total de ações emitidas pela fabricante de eletrônicos e 6,75% das ações que estão atualmente em circulação no mercado. A empresa informou que manterá o limite regulatório de até 10% das ações em circulação em tesouraria, conforme determina a Instrução CVM nº 77/22.
De acordo com o fato relevante divulgado, o principal objetivo do programa é manter as ações em tesouraria para posterior alienação, cancelamento ou para fazer frente às obrigações da companhia decorrentes do plano de opções de ações e do plano de remuneração baseado em ações para executivos e colaboradores.
O programa terá duração de 18 meses, com início em 30 de abril de 2025 e término previsto para 31 de outubro de 2026. As aquisições serão realizadas em Bolsa de Valores, a preço de mercado, com recursos provenientes de reservas de lucro ou capital, e/ou do resultado do exercício social em andamento.
A Positivo informou que as compras poderão ser feitas diretamente pela empresa ou por meio de contratos de total return equity swap com instituições financeiras. Atualmente, a companhia possui 71,7 milhões de ações em circulação e 2,32 milhões de ações mantidas em tesouraria.
Para a intermediação das operações, a empresa indicou seis instituições financeiras que atuarão como corretoras, incluindo Itaú, BTG Pactual, XP Investimentos, UBS, Bradesco e Citigroup.
Vale lembrar que a decisão ocorre poucas semanas após a SFA Investimentos atingir 5,77% de participação na companhia e em um contexto em que a Positivo registrou queda de 66,1% no lucro de 2024. Para 2025, período em que o programa de recompra estará em vigor, a empresa projeta receita entre R$ 4,4 e R$ 4,8 bilhões.
POSI3: cotação e indicadoresPositivo
Leia também
Mais Lidas da Semana
1