Azevedo & Travassos Energia inicia produção em Campo de Tanatau
Produção antecipada na Bacia Potiguar deve adicionar 150 barris de óleo por dia à operação da companhia

A Azevedo & Travassos Energia (AZTE3) informou ao mercado nesta sexta-feira, 28 de março de 2025, o início da produção antecipada do Campo de Tanatau, localizado na Bacia Potiguar. A autorização foi concedida pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para sua subsidiária indireta Phoenix Óleo & Gás Natural, que vem apresentando forte crescimento produtivo nos últimos meses.
De acordo com o comunicado, a autorização permitirá o escoamento da produção do poço pioneiro 1-PHO-1-RN, que descobriu o Campo de Tanatau, além de dois poços de desenvolvimento previstos para serem perfurados no segundo semestre deste ano. A autorização tem prazo inicial de 12 meses.
A produção antecipada possibilitará um incremento de aproximadamente 150 barris de óleo por dia, consolidando ainda mais a expansão operacional da companhia que já registrou um aumento de 790% em sua produção em fevereiro. A companhia destaca que esta operação também fornecerá informações geológicas importantes para aprimorar o cálculo das reservas do campo.
As estimativas atuais indicam que o volume de óleo in place (VOIP) é de aproximadamente 3,6 milhões de barris. Com base nos dados obtidos, a empresa pretende definir a expansão do plano de desenvolvimento com a perfuração de poços adicionais em 2026 e 2027.
Um aspecto estratégico destacado pela petroleira é a proximidade geográfica entre o Campo de Tanatau e o Campo de Concriz, já operado pela Phoenix. Esta condição favorável permitirá o uso da infraestrutura existente, reduzindo expressivamente a necessidade de investimentos em instalações de superfície, estratégia semelhante à empregada em suas recentes instalações para produção de gás natural.
A Azevedo & Travassos Energia afirma que esta estratégia permitirá priorizar o uso do capital na perfuração de novos poços, otimizando o desenvolvimento do campo. O comunicado complementa informações divulgadas anteriormente em fato relevante de 7 de janeiro de 2025.
AZTE3: cotação e indicadoresAzevedo & Travassos Energia
Leia também
Mais Lidas da Semana
1