Direcional Engenharia anuncia reorganização acionária com cisão total
Principais acionistas dividem participação de 25,6% em duas holdings e firmam acordo de voto por 10 anos

A Direcional Engenharia (DIRR3) divulgou nesta quinta-feira, 20 de março de 2025, um fato relevante comunicando a cisão total da Filadélphia Participações S.A, até então detentora de 25,6% das ações da companhia. A operação resultou na transferência integral das ações para duas novas empresas.
Segundo o comunicado, o patrimônio da Filadélphia foi dividido na proporção de 50% para cada uma das sucessoras. A PHPH Holding Ltda. passa a deter 22.249.723 ações, correspondentes a 12,8% do total de ações da Direcional, enquanto a Share Holding Ltda. detém 22.249.722 ações, também equivalentes a 12,8% do capital.
A construtora esclareceu que a cisão teve como único objetivo realizar uma reorganização dos ativos dos acionistas controladores, sem qualquer alteração no controle acionário, no alinhamento entre os sócios ou na estrutura administrativa da empresa.
As quantidades de ações detidas pelo Sr. Ricardo Valadares Gontijo, direta e indiretamente, bem como por pessoas físicas e jurídicas a ele ligadas (Ana Lúcia Ribeiro Valadares Gontijo, Ricardo Ribeiro Valadares Gontijo e Ana Carolina Ribeiro Valadares Gontijo) permanecem inalteradas após a operação.
Na mesma data, foi celebrado um acordo de voto entre os referidos acionistas, vinculando um total de ações representativas de 25,6% do capital da Direcional - exatamente a mesma participação anteriormente detida pela Filadélphia. O acordo terá vigência de 10 anos, prorrogável automaticamente por igual período.
Os acionistas fundadores comunicaram que o objetivo do acordo é "reforçar, sem qualquer alteração, os princípios que têm governado a atuação dos acionistas de referência da Direcional e manutenção da cultura corporativa da Companhia, em prol da contínua defesa dos interesses de todos os acionistas".
O acordo de voto será arquivado na sede da Direcional, bem como disponibilizado nos sites da CVM, da B3 e no site de relações com investidores da própria companhia.
A reorganização societária acontece em um momento positivo para a construtora, que recentemente divulgou resultados recordes em 2024, com lucro líquido de R$ 638 milhões, um crescimento de 93% em comparação ao ano anterior.
DIRR3: cotação e indicadoresDirecional Engenharia
Leia também
Mais Lidas da Semana
1