Logo do VisnoInvest

Biomm (BIOM3) tem PDP de insulina glargina aprovada pelo Ministério da Saúde

Parceria com Bio-Manguinhos e Gan&Lee permitirá produção nacional do medicamento para atender 20 milhões de diabéticos no Brasil

por Redação — Visno Invest
publicado em: 25/02/2025 18:26 — atualizado em: .
Parceria com Bio-Manguinhos e Gan&Lee permitirá produção nacional do medicamento para atender 20 milhões de diabéticos no Brasil

A Biomm (BIOM3) anunciou nesta terça-feira, 25 de fevereiro de 2025, a aprovação da proposta de Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) de Insulina Glargina, apresentada em conjunto com Bio-Manguinhos e a empresa chinesa Gan&Lee ao Ministério da Saúde.

A PDP, programa do Ministério da Saúde, visa reduzir a vulnerabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS) através da internalização da produção de medicamentos estratégicos. Neste caso, o objetivo é atender à demanda anual de Insulina Glargina do governo federal, beneficiando aproximadamente 20 milhões de brasileiros com diabetes.

De acordo com o comunicado, a parceria terá vigência de 10 anos, período no qual a Biomm será responsável pela entrega do medicamento ao Ministério da Saúde. Simultaneamente, a Gan&Lee, maior produtora de insulina glargina na China, fará a transferência de tecnologia do Glargilin® para a companhia brasileira e para a Bio-Manguinhos.

A empresa destacou que o medicamento, atualmente importado, terá sua produção gradativamente internalizada na fábrica da Biomm em Nova Lima, Minas Gerais, e nas instalações da Bio-Manguinhos no Ceará. A companhia já importa e distribui o Glargilin® no mercado brasileiro desde 2021.

A insulina glargina é considerada uma opção de tratamento mais eficaz e amplamente utilizada em outros países. A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) estima que o número de diabéticos no Brasil pode ser ainda maior que o oficial, já que apenas um em cada três pacientes sabe que tem a doença.

O anúncio marca a conclusão do processo de avaliação e aprovação da PDP após análises detalhadas pelo Comitê Técnico de Avaliação e pelo Comitê Deliberativo das PDPs, constituído por representantes de vários ministérios, além do BNDES e FINEP.

A Biomm ressaltou que o efetivo fornecimento da insulina glargina ainda está condicionado à assinatura do contrato tripartite entre os parceiros da PDP. A empresa se comprometeu a manter seus acionistas e o mercado informados sobre os próximos desdobramentos.

BIOM3: cotação e indicadores
Biomm

Preço
R$ 9,47
Dividend Yield
0,00 %
P/L
-20,27
P/VPA
4,57

Tags: Biomm | BIOM3