Positivo (POSI3) apresenta plano estratégico para 2025
Empresa anuncia foco em serviços de TI e diversificação de receitas após aquisição da Algar Tech MSP

A Positivo (POSI3) apresentou nesta segunda-feira (24) seu plano estratégico para 2025, destacando a evolução de seu modelo de negócios de uma empresa focada em dispositivos para uma companhia com portfólio amplo de produtos, serviços e soluções de TI.
A companhia projeta crescimento do mercado de PCs superior a 6% no Brasil em 2025, com expansão da base de clientes recorrentes em Hardware as a Service (HaaS), que já conta com mais de 2 mil contratos sob gestão.
No segmento comercial (B2B), a empresa destacou o crescimento nas vendas de servidores com IA, contratos de repatriação de dados entre nuvens e aceleração em Soluções de Pagamentos. A integração com a Algar Tech e o lançamento da Positivo S+ são apontados como marcos estratégicos.
Para o segmento consumer (B2C), a Positivo relatou maior diversificação dos canais de venda, com crescimento de 73% nas vendas online em 2024 comparado a 2023, além de margens 3 pontos percentuais superiores nos canais digitais em relação aos grandes varejistas.
A empresa apresentou uma estrutura de capital mais robusta, com dívida bruta de R$ 1,197 bilhão no terceiro trimestre de 2024, custo médio da dívida de CDI + 1,1% ao ano e duration de 2,58 anos. A alavancagem, medida pela relação dívida líquida/EBITDA, ficou em 1,5x. Esta gestão financeira vem sendo aprimorada desde o encerramento do programa de recompra de ações realizado anteriormente.
Entre os desafios apontados para 2025, a companhia citou a alta de 27% do dólar no ano e entraves logísticos globais. Como resposta, estabeleceu prioridades financeiras focadas em eficiência operacional, redução de capital de giro e controle do endividamento.
POSI3: cotação e indicadoresPositivo
Leia também
Mais Lidas da Semana
1