Eletrobras conclui descruzamento societário com CelgPAR
Companhia assume controle total da VSB e vende participação na LAZ

A Eletrobras (ELET3, ELET5, ELET6) anunciou nesta terça-feira a conclusão do descruzamento das participações societárias com a Companhia Celg de Participações (CelgPAR) nas transmissoras Vale do São Bartolomeu (VSB) e Lago Azul (LAZ). Esta movimentação ocorre em um momento em que a empresa passa por importantes mudanças em sua estrutura de governança.
A operação envolveu duas transações principais: a aquisição de 10% da participação da CelgPAR na VSB, elevando a participação da Eletrobras para 100%, e a venda da participação de 49,9% que a companhia detinha na LAZ para a CelgPAR.
Com a conclusão da transação, a Eletrobras assume controle integral da VSB, transmissora que possui 161,5 quilômetros de linhas de transmissão e uma subestação, localizadas em Goiás e no Distrito Federal. Os ativos da VSB representam uma Receita Anual Permitida (RAP) de R$ 50,5 milhões para o ciclo 2024/25.
A reorganização societária está alinhada ao plano estratégico da Eletrobras, que busca otimizar participações minoritárias e simplificar sua estrutura corporativa, mantendo disciplina na alocação de capital. Esta iniciativa soma-se a outras ações recentes da companhia, como a deslistagem do Latibex, demonstrando um movimento consistente de simplificação organizacional.
ELET3: cotação e indicadoresEletrobras
Leia também
Mais Lidas da Semana
1