Localiza (RENT3) aprova nova política de endividamento e derivativos
Empresa estabelece limites para captação de recursos e define estratégias de hedge

A Localiza (RENT3) anunciou nesta segunda-feira (17) a aprovação de sua nova Política de Endividamento, Derivativos, Estratégia de Cobertura de Riscos de Mercado e de Concessão de Garantias, Avais e Fianças. O documento foi aprovado pelo Conselho de Administração da companhia.
Entre os principais pontos, a política estabelece que a alavancagem da empresa não poderá superar 4,0 vezes o EBITDA, com obrigatoriedade de reportar ao Conselho de Administração quando este índice ultrapassar 3,2 vezes.
A nova política determina que captações em moeda estrangeira deverão ser sempre protegidas contra risco cambial simultaneamente à captação. Além disso, as captações com taxa de juros pós-fixada deverão ser protegidas contra oscilações no fluxo de caixa quando houver exposição ao risco por taxas pré-fixadas.
Fica dispensada de aprovação prévia do Conselho a contratação de capital de giro em suas diversas modalidades, limitada a 15% da dívida bruta. A política também proíbe expressamente a contratação de operações especulativas com derivativos.
Para operações no mercado de capitais, tanto no Brasil quanto no exterior, será necessária aprovação prévia do Conselho de Administração. A concessão de garantias será permitida apenas entre a Localiza e suas controladas, exceto em operações de mercado de capitais, como ocorreu recentemente na aprovação de fiança para emissão de R$ 500 milhões em debêntures da Localiza Fleet.
A Diretoria de Finanças terá a responsabilidade de executar as operações financeiras dentro dos limites estabelecidos, com revisão semestral das operações de derivativos por um grupo de trabalho técnico da Tesouraria e Controladoria. Vale ressaltar que a empresa mantém uma sólida gestão financeira, tendo recentemente aprovado o pagamento de R$ 426,4 milhões em JCP.
RENT3: cotação e indicadoresLocaliza
Leia também
Mais Lidas da Semana
1