AES Brasil (AESB3) aprova incorporação de ações e aquisição pela Auren Energia

A AES Brasil (AESB3) informou no dia 6 de agosto de 2024 que seu Conselho de Administração aprovou a celebração do "Instrumento Particular de Protocolo e Justificação de Incorporação das Ações da AES Brasil Energia S.A. pela ARN Energia Holding S.A. e de Incorporação da ARN Energia Holding S.A. pela Companhia". Essa reestruturação envolve a incorporação das ações da AES Brasil pela ARN Energia Holding, seguida da incorporação da ARN pela Auren Energia.
A operação permitirá a combinação de negócios e a unificação das bases acionárias da Auren Energia e da AES Brasil, resultando na conversão da AES Brasil em subsidiária integral da Auren. Após a incorporação, os acionistas da AES Brasil receberão ações da Auren Energia em substituição às suas ações na AES Brasil, além de um pagamento em dinheiro.
A companhia destacou que a combinação de negócios criará uma empresa líder em geração e comercialização de energia, com mais de 8,8 GW de capacidade instalada e 4,1 GW médio de volume de energia comercializada. Esperam-se ganhos decorrentes de sinergias e escala da operação dos ativos das duas empresas.
A conclusão da operação está sujeita à aprovação dos acionistas da AES Brasil e da ARN Energia Holding, bem como à obtenção da autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A AES Brasil convocou assembleia geral extraordinária para 10 de setembro de 2024 para deliberar sobre a reestruturação.
O custo estimado para a realização da incorporação de ações e da incorporação da ARN pela Auren é de aproximadamente R$ 39,5 milhões. A empresa ressalta que a não conclusão da operação pode impactar negativamente o preço das ações e os resultados futuros.
Leia também
Mais Lidas da Semana
1