CCR (CCRO3) encerra concessão da ViaOeste após 27 anos de operação
Companhia investiu R$ 9,5 bilhões no Sistema Castello-Raposo e seguirá na região com a CCR Sorocabana

A CCR (CCRO3) anunciou nesta sexta-feira, 28 de março de 2025, que sua controlada Concessionária de Rodovias do Oeste de São Paulo – ViaOeste S.A. encerrará a exploração do Sistema Rodoviário Castello-Raposo no dia 29 de março, após 27 anos de operação. O término da concessão estava previsto no 26º Termo Aditivo Modificativo ao Contrato de Concessão original firmado com o Estado de São Paulo.
Durante quase três décadas de administração, a ViaOeste investiu mais de R$ 9,5 bilhões na ampliação e modernização da infraestrutura rodoviária deste importante corredor viário paulista. O sistema atende diariamente mais de 724 mil clientes e é considerado estratégico para a economia do estado.
Impacto social e nova configuração
Além dos investimentos em infraestrutura, a concessionária realizou ações sociais e educativas que beneficiaram mais de 1 milhão de pessoas nos 17 municípios lindeiros nos últimos cinco anos. Com o término do contrato, a operação será redistribuída para novas concessionárias.
A CCR informou que continuará presente na região através da nova concessionária Rota Sorocabana S.A. (CCR Sorocabana), que administrará 460 quilômetros de rodovias em 17 cidades do Sudoeste Paulista. A empresa não divulgou detalhes financeiros sobre os impactos da transição em seus resultados, mas o movimento ocorre em um momento em que a companhia analisa potenciais movimentações de ativos com assessoria de bancos de investimento.
Alinhamento estratégico
Segundo o comunicado, o encerramento desta concessão está alinhado ao Plano Estratégico da Companhia, especialmente quanto às prioridades de otimização do portfólio e foco na criação de valor. A empresa destaca que a mudança contribui diretamente para a implementação da Ambição CCR 2035, plano de longo prazo do grupo, que também inclui a proposta de mudança de sua razão social para MOTIVA, adequando sua identidade à atuação multimodal.
O mercado acompanha com atenção esta transição, considerando o peso histórico da concessão do Sistema Castello-Raposo no portfólio da companhia e sua relevância no setor de infraestrutura rodoviária paulista. Vale lembrar que o setor de rodovias da CCR registrou queda de 0,6% no volume de tráfego em fevereiro comparado ao mesmo período do ano anterior, embora o acumulado dos dois primeiros meses ainda apresente um ligeiro crescimento de 0,5%.
Esta mudança na operação rodoviária acontece em um período de reorganização do portfólio da companhia, que recentemente assinou o 4º Termo Aditivo ao Contrato de Concessão da CCR MSVia com a ANTT, reforçando sua estratégia no segmento de infraestrutura rodoviária.
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