BlackRock adquire 5,27% das ações preferenciais da Bradespar
Gestora global de investimentos ultrapassa marca de participação relevante com 13,4 milhões de ações

A BlackRock Inc. comunicou nesta quinta-feira, 27 de março de 2025, a aquisição de participação acionária relevante na Bradespar (BRAP3, BRAP4), atingindo aproximadamente 5,273% do total de ações preferenciais emitidas pela companhia.
Segundo o documento divulgado ao mercado, a gestora de investimentos global passou a deter, em nome de seus clientes, um total de 13.452.271 ações preferenciais da Bradespar. A posição foi alcançada em negociações realizadas até 21 de março de 2025, apenas um dia após a Bradespar anunciar dividendos complementares de R$350 milhões.
Em cumprimento ao artigo 12 da Resolução CVM nº 44, de 23 de agosto de 2021, a BlackRock informou que o objetivo das participações societárias adquiridas é estritamente de investimento, sem intenções de alteração do controle acionário ou da estrutura administrativa da companhia.
A gestora, com sede em Nova Iorque (EUA), também declarou que não celebrou quaisquer contratos ou acordos que regulem o exercício de direito de voto ou a compra e venda de valores mobiliários emitidos pela Bradespar.
A aquisição de participação superior a 5% das ações de uma determinada classe ou espécie exige a divulgação de comunicado ao mercado, conforme as regras da Comissão de Valores Mobiliários para empresas de capital aberto no Brasil.
A Bradespar é uma holding de investimentos que tem como principal ativo a participação na Vale, uma das maiores mineradoras do mundo. Especificamente, a holding detém 3,83% do capital da Vale, e suas ações têm apresentado um significativo desconto de 31,8% em relação ao valor de seus ativos. O movimento da BlackRock sinaliza interesse em aumentar sua exposição ao setor de mineração e commodities no mercado brasileiro, possivelmente aproveitando esta discrepância de valorização.
BRAP4: cotação e indicadoresBradespar
Leia também
Mais Lidas da Semana
1