COPASA (CSMG3) define distribuição de 50% do lucro em dividendos para 2025
Eneva inicia operação de planta de GNL no Complexo Parnaíba
A Eneva (ENEV3) anunciou nesta terça-feira (17) o início da operação comercial do primeiro trem de liquefação de sua nova planta de Gás Natural Liquefeito (GNL) no Complexo Parnaíba, localizado em Santo Antônio dos Lopes, Maranhão.
O projeto recebeu autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) após concluir os comissionamentos necessários. A planta é abastecida com gás natural proveniente das concessões da Bacia Sedimentar do Parnaíba.
O segundo trem da instalação encontra-se em fase de comissionamento, com previsão de início das operações nas próximas semanas. Quando totalmente operacional, a planta terá capacidade de processamento de 600.000m³ por dia.
Contratos Comerciais
A companhia já assegurou três contratos firmes de venda de GNL, com prazos entre 3 e 10 anos. Dois destes contratos foram fechados com clientes industriais e um com uma distribuidora de gás natural.
Com esta operação, a Eneva inaugura seu modelo de negócios de venda de gás liquefeito em pequena escala (SSLNG), fortalecendo sua estratégia de monetização do gás natural com volumes firmes e ampliando a comercialização para terceiros.
A empresa informou que continuará buscando novos contratos e avaliando investimentos de expansão para atender ao crescimento deste novo mercado em desenvolvimento.
Mais Lidas da Semana
1