Padtec fornecerá solução para rede submarina da Global Fiber entre Belém e Fortaleza
A Padtec Holding (PDTC3), uma das líderes mundiais em sistemas de comunicações ópticas, anunciou em 18 de junho de 2024 que foi selecionada, juntamente com a Satelital, como principal fornecedora da solução submarina para uma rede festoon que a Global Fiber implantará interligando as cidades de Belém (PA) e Fortaleza (CE).
A rede festoon é um tipo específico de rede submarina que conecta vários pontos ao longo da costa sem amplificação intermediária. Para a Global Fiber, operadora de serviços de telecomunicações com especialização em fibra óptica que atua no Peru e no Brasil, o projeto tem um significado importante, pois permitirá interligar a região com menor latência.
Segundo Obed Dionisio, CEO de Global Fiber, "ao apoiar a construção do trecho Belém - Fortaleza, dentro do projeto Lima - Fortaleza, a Global Fiber contribui para a redução das lacunas digitais em locais de difícil acesso, o que proporcionará a todas as áreas da Amazônia uma comunicação de qualidade e uma América Latina mais conectada".
Manuel Andrade, CEO da Padtec North America e diretor de Operações Internacionais, afirmou que com esse projeto a Padtec está retornando ao mercado de sistemas submarinos e subfluviais, ampliando sua experiência na implantação de redes submarinas com essas características. A entrada em operação do trecho Belém - Fortaleza está prevista para o final de 2025.
Rocío Castilla, CEO do Grupo Satelital, destacou que o projeto é de extrema importância e relevância para a empresa, pois ao proporcionar acesso à internet de qualidade a milhares de pessoas, terá um impacto elevado no desenvolvimento social, econômico e educacional da região.
Mais Lidas da Semana
1