CMA CGM conclui aquisição de controle da Santos Brasil por R$ 13,60 por ação
Grupo francês passa a deter 51% da operadora portuária e promete OPA para demais acionistas pelo mesmo valor

A Santos Brasil (STBP3) informou ao mercado nesta quinta-feira, 24 de abril de 2025, a conclusão da venda de controle para o grupo francês CMA CGM, que agora detém aproximadamente 51% do capital da companhia em base totalmente diluída. Esta transação, que já havia recebido aprovação do CADE em março deste ano, representa um marco importante para a operadora portuária.
De acordo com o fato relevante, o preço final por ação foi de R$ 13,601023147, pago em dinheiro aos vendedores, que incluem fundos e veículos geridos pelo Opportunity. A operação, anunciada inicialmente em setembro de 2024, envolveu a aquisição de 214.991.864 ações ordinárias e 39.779.406 Global Depositary Receipts (GDRs).
Como resultado da transação, o Grupo CMA CGM tornou-se titular de 241.831.864 ações ordinárias e 39.779.406 GDRs (cujos valores mobiliários subjacentes são 198.897.030 ações ordinárias), totalizando cerca de 51% do capital da operadora portuária, que tem apresentado forte desempenho operacional nos últimos meses.
Com a mudança de controle, a Santos Brasil recebeu termos de renúncia de vários conselheiros, incluindo Verônica Valente Dantas, Eduardo de Britto Pereira Azevedo e Maria Amalia Delfim de Melo Coutrim. Em seu lugar, foram eleitos executivos do grupo CMA CGM: Christine Cabau Woehrel, Ramon Fernandez e Nicolas Antoine Reynard.
Christine Cabau Woehrel, que ocupa o cargo de Executive Vice President Operations, Group Assets and Pool Partnerships na CMA CGM, foi nomeada Presidente do Conselho de Administração. Já Ramon Fernandez, Executive Vice President Group Chief Financial Officer, assumiu como Vice-Presidente.
Conforme anunciado previamente, a CMA Terminals Atlantic S.A. realizará uma oferta pública de aquisição (OPA) para as ações remanescentes da Santos Brasil pelo mesmo preço pago aos vendedores, corrigido pela taxa SELIC até a liquidação financeira da oferta.
O grupo francês, que administra mais de 60 terminais de contêineres globalmente, também manifestou sua intenção de promover a conversão de registro da companhia na CVM de emissora categoria "A" para "B" e, consequentemente, a saída do segmento especial de listagem do Novo Mercado da B3, de forma unificada.
O pedido de registro da OPA Unificada será protocolado caso o preço mínimo determinado pelo laudo de avaliação exigido pelas normas aplicáveis for inferior ou igual ao preço final por ação da operação, conforme corrigido pela taxa SELIC.
O Conselho de Administração da Santos Brasil emitiu manifestação favorável recomendando que os acionistas vendam suas ações no âmbito da OPA, sem prejuízo da manifestação oficial a ser emitida nos 15 dias após a publicação do edital. A aquisição ocorre em um momento em que a empresa mantém rating máximo 'brAAA' pela Standard & Poor's, com perspectiva estável.
STBP3: cotação e indicadoresSantos Brasil
Leia também
Mais Lidas da Semana
1