Helbor divulga inventário de emissões de GEE com alta de 3,93% em 2024
Construtora emitiu 102,48 toneladas de CO₂ equivalente, com emissões fugitivas representando quase metade do total

A Helbor Empreendimentos (HBOR3) divulgou nesta terça-feira, 29 de abril de 2025, seu Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) referente ao ano de 2024, elaborado com base em metodologias internacionalmente reconhecidas, como o Programa Brasileiro GHG Protocol.
De acordo com o documento, a incorporadora foi responsável pela emissão total de 102,48 toneladas de dióxido de carbono equivalente (tCO₂e) no período, representando um aumento de 3,93% em comparação com as emissões registradas em 2023.
O Escopo 1, que contempla as emissões diretas provenientes de fontes que pertencem ou são controladas pela organização, representou 57,21% das emissões totais, totalizando 58,63 tCO₂e. Já o Escopo 2, referente às emissões indiretas da geração de energia elétrica adquirida, foi responsável por 42,79% do total, com 43,85 tCO₂e.
A categoria de "Emissões Fugitivas" destacou-se como a principal fonte emissora, representando 48,93% das emissões totais do inventário com 50,14 tCO₂e, resultado de vazamentos não intencionais de gases em extintores de incêndio e equipamentos de ar-condicionado.
Na comparação com 2023, a construtora registrou reduções nas categorias de Combustão Móvel (-8,68%) e Combustão Estacionária (-2,89%) dentro do Escopo 1. Por outro lado, houve um expressivo aumento de 28,97% nas emissões do Escopo 2, relacionadas à aquisição de energia elétrica.
Segundo o relatório, o aumento nas emissões do Escopo 2 pode ser atribuído ao crescimento de aproximadamente 41% no fator de emissão médio do Sistema Interligado Nacional (SIN), influenciado pelas condições de geração de eletricidade que impactam diretamente a matriz energética nacional.
O inventário também registrou a emissão de 6,92 toneladas de CO₂ biogênico, provenientes principalmente da combustão móvel e mudanças no uso do solo. A empresa destacou que não incluiu o Escopo 3 (emissões indiretas da cadeia de valor) devido à dificuldade de obtenção de dados junto aos stakeholders, mas afirmou estar comprometida em implementar estratégias para sua inclusão futura.
A Helbor realizou o inventário considerando suas operações nos escritórios de Mogi das Cruzes (sede) e São Paulo, além dos stands de vendas e decorados, utilizando a abordagem de Controle Operacional para a consolidação das emissões. Vale destacar que a construtora vem apresentando forte desempenho comercial, tendo registrado aumento de 39,5% nas vendas no primeiro trimestre deste ano e recentemente aprovado a distribuição de dividendos referentes ao exercício de 2024.
HBOR3: cotação e indicadoresHelbor Empreendimentos
Leia também
Mais Lidas da Semana
1