TIM (TIMS3) anuncia grupamento e desdobramento de ações
Operação visa aumentar liquidez e eficiência operacional, sem alterar capital social ou número total de ações

A TIM (TIMS3) anunciou nesta segunda-feira (24) que seu Conselho de Administração aprovou a convocação de Assembleia Geral para deliberar sobre uma operação de grupamento e posterior desdobramento de ações, sem alteração do capital social da companhia. A iniciativa vem após a empresa reportar resultados sólidos em 2024.
A proposta prevê o grupamento das ações ordinárias na proporção de 100 para 1, seguido de desdobramento na mesma proporção. A assembleia que votará a operação está marcada para 27 de março de 2025. Esta movimentação ocorre em um momento em que a empresa implementa um novo programa de recompra de ações.
De acordo com o fato relevante, a operação não afetará os ADRs (American Depositary Receipts) negociados no mercado americano, que continuarão mantendo a proporção de 5 ações ordinárias para 1 ADR.
Objetivos e Benefícios
Entre os principais objetivos da operação, a TIM destaca o aumento da liquidez nas negociações, redução de despesas operacionais e administrativas, além de maior eficiência na gestão da base acionária e distribuição de proventos. Estas medidas se alinham com o plano estratégico da companhia para 2025-2027, que prevê retornos crescentes aos acionistas.
A companhia estabelecerá um prazo não inferior a 30 dias para que os acionistas possam ajustar suas posições em lotes múltiplos de 100 ações. As frações remanescentes serão vendidas em leilão na B3, com os recursos sendo distribuídos proporcionalmente aos detentores. Vale ressaltar que a empresa mantém sua política de remuneração aos acionistas, tendo recentemente anunciado distribuição de JCP.
A implementação da operação deverá ocorrer em até três meses após a aprovação em assembleia, com a data exata sendo definida pela Diretoria Estatutária da empresa.
Leia também
Mais Lidas da Semana
1