Grupo Mateus (GMAT3) inaugura nova loja em São Luís e fecha 2024 com 272 unidades
ENGIE Brasil (EGIE3) inicia obras do Sistema de Transmissão Asa Branca
A ENGIE Brasil (EGIE3) anunciou o início das obras de implantação do Sistema de Transmissão Asa Branca, um projeto que abrangerá os estados da Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo. A empresa informou que o sistema terá aproximadamente 1.000 km de linhas de transmissão e incluirá a ampliação de cinco subestações associadas.
O projeto foi arrematado pela ENGIE Brasil (EGIE3) em um leilão de transmissão promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em junho de 2023. A Receita Anual Permitida (RAP) contratada para o projeto é de R$ 268,4 milhões, com base em julho de 2024.
As obras tiveram início no estado da Bahia, com a implantação do trecho entre a subestação Morro Chapéu II e a subestação Poções III. Este segmento, que recebeu licença de instalação do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (INEMA), atravessa 19 municípios e envolve a construção de uma linha de transmissão de 500kV com 334 quilômetros de extensão, além da ampliação de duas subestações associadas.
A empresa estima que as obras deste trecho gerarão cerca de 2.000 empregos diretos na região. A ENGIE Brasil (EGIE3) afirmou que seguirá rigorosos critérios de segurança e sustentabilidade durante a execução do projeto.
Eduardo Takamori, Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da ENGIE Brasil (EGIE3), destacou que o início das obras demonstra os esforços da empresa para antecipar a operação do projeto em relação ao prazo estabelecido pela agência reguladora. Ele afirmou que a iniciativa deve proporcionar um retorno adequado, alinhado com a estratégia de crescimento sustentável e inovação da empresa no setor energético.
Eduardo Sattamini, Diretor-Presidente da ENGIE Brasil (EGIE3), ressaltou que o início da construção dentro do prazo previsto é resultado do comprometimento das equipes da empresa, demonstrando eficiência operacional e assegurando o cumprimento dos compromissos firmados, controle de custos e satisfação dos acionistas.
A ENGIE Brasil (EGIE3) já opera no Brasil mais de 2,7 mil quilômetros de linhas e seis subestações próprias, incluindo os Sistemas de Transmissão Novo Estado (entre Pará e Tocantins), Gralha Azul (no Paraná) e Gavião Real (no Pará).
Mais Lidas da Semana
1